"O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas, ou morais, administrar, em beneficio da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou.
O indivíduo, que abrange o bem geral de uma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela. As luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia, e do engano. Ninguém mais útil pois do que aquele que se destina a mostrar, com evidência, os acontecimentos do presente, e desenvolver as sombras do futuro." -
(Correio Brasiliense)

POVOADO FEIRA DA SERRA

O povoado Feira da Serra fica localizado a 23 km da sede do município de Ribeira do Pombal, fundado por volta de 1940, sendo comemorado seu aniversário no dia 8 de setembro, mesmo dia que se celebra o dia de Nossa Senhora das Graças, padroeira do povoado.
O povoado teve seu inicio a partir do momento em que o Senhor Francisco Souza Borges, sua esposa Maria Souza Borges e família construíram a primeira casa da comunidade, logo em seguida o Senhor Manoel Pamá, o Senhor Joãozinho Vaqueiro e suas respectivas famílias construíram mais casas, embora simples e palha, dali por diante começou a povoar este lugar.
Ex existia na época uma cobertura extensa e sombreada por um pé de Cajarana, na qual funcionava uma feira, sendo considerada uma das maiores da região, onde os poucos moradores vendiam os produtos que cultivavam, a exemplo do feijão; farinha; milho; carne; leite e seus derivados; verduras; frutas e objetos artesanais feitos de pindoba como a esteira, vassoura, sandálias, abanos, cestos, dentre outros; também se comercializava roupas, sandálias, comidas e animais. Era desta feira que a população sobrevivia, alguns anos depois a feira ficou famosa e pessoas da região passaram a participar da feira comprando e vendendo os seus produtos.
O nome Feira da Serra se deu por conta da feira existente na comunidade e frequentada por pessoas de toda região, antes era conhecido como serra das almas, logo mais tarde apelidado por todos de Pindoba (pelo fato da região esta rodeada de pindobeira) e Cachimbo (e até hoje esses apelidos são muito utilizados por moradores da região).
Por volta da década de 50, a senhora Maria Souza Borges, sendo muito católica e devota de Nossa Senhora das Graças patenteou construir uma igreja em homenagem a Santa e com a ajuda de Ferreira Brito ela conseguiu, e até hoje a igreja existe na qual é celebrada uma missa mensal e a novena.
O povoado cresceu e continuou desenvolvendo, e hoje têm escolas, creche, posto de saúde, mercados, bares, etc. É um lugar muito tranquilo para morar e visitar e seus habitantes são hospitaleiros. Em 08 de setembro de 2010 o povoado faz 70 anos de sua existência.

19 comentários:

  1. nego um abraço para galera de pombal..

    ResponderExcluir
  2. Vlw Obrigado estamos com saudades de vc!!

    ResponderExcluir
  3. Estou orgulhoso em ler a história do povoado de Feira da Serra, pois o Senhor Francisco Souza Borges(SENHOR BORGES) era tio de minha mãe ele era irmão de Benicio Souza Borges pai de minha mãe, D. Maria Souza Borges, era irmã da maãe de minha mãe, portanto, as minhas raízes estão em tambem em Feira da Serra.

    ResponderExcluir
  4. eu sou uma moradora do povoado feira da serra e eu tenho orgulho de mora neste povoado taõ lindo é uma pena eu naõ esta lar porque eu estou em saõ paulo más eu gostaria que colocaçe algumas fotos da grande festa quetem todo ano no més de setrembro... na interneti é uma festa taõ linda... é so isso que eu tenho pra falar e um grande beijo pra quem ler este comentario ass.. dayane araujo dos santos

    ResponderExcluir
  5. oi meu nome é daiane eu morava na feira da serra só que eu estou em saõ paulo e eu gostaria muito que colocase alguns vidios e fotos na interneti da grande festa que vai ter no povoado feira da serra no dia 10/09/2011 neste saba um grande abraço para os pombalençe

    ResponderExcluir
  6. eu tenho 23 anos que sair de feira DA SERRA mais sinto muita saudade de la pois foi la que eu naCI

    ResponderExcluir
  7. ñ gosto da feira da serra muito feia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc n gosta da feira da serra é problema seu, pois eu moro aki e gosto muito do meu povoado!

      Excluir
    2. Boa tarde alguém conhece Milton que tinha um bar padaria filho do seu Joza e dona carmelita aí em feira da serra

      Excluir
  8. minha terra é muito linda
    estou com muitas saudades bjos para todos dessa terrinha

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. eu acho que te conheco, voc~e e filha de Nenê, reamente feira da serra é muito bõa, sinto saudade.

      Excluir
  10. Meu nome é Lucas e eu só gosto da feira da serra por causa de Eliane mais conhecida como Galinhota , ela é uma menina linda e adoravel

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. já fui professora e morei em Feira da Serra, hoje moro em São Paulo, foi muito bom o tempo que vivi em Feira da Serra sinto saudade da vida pacata da aí.

      Excluir
  12. Sou Técnico em Enfermagem do PSF de Feira da Serra e apesar do pouco tempo que estou lá gosto muito da comunidade.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou da feira da Serra mais estou em SP e estou com muitas saudade da feira da Serra e do pessoal maravilhoso e minha família querida q mora neste lugar um abraço para todos e q deus proteja todos os moradores da feira da Serra e todos nós!!

    ResponderExcluir
  14. Sou Jairo Augusto Mamedio tataraneto de Manuel do Pama neto de Salustiano Mamedio Filho e Filho de Jairo Santos Mamedio. Caso tenha informações de parentes aí na Bahia pode chamar no ZAP (11)974785727

    ResponderExcluir